8º. LABORATÓRIO NOVAS HISTÓRIAS
PROGRAMA SESC SP/SENAC SÃO PAULO DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS
2018



REGULAMENTO



1. As inscrições para o Laboratório Novas Histórias 2018 deverão ser feitas no PORTAL SESCSP em sescsp.org.br/labnovashistorias até 18 HORAS do dia 15 DE JUNHO DE 2018.

2. Para formalizar a inscrição, que é feita integralmente online, é necessário preencher a FICHA DE INSCRIÇÃO, confirmar a aceitação de todas as regras contidas neste regulamento e enviar um ARQUIVO COM O ROTEIRO NO FORMATO PDF na ferramenta de upload disponível com a ficha de inscrição.

3. O arquivo com o roteiro não deve conter nome(s) ou quaisquer dados sobre autoria. O roteiro deverá ser enviado com CAPA contendo PSEUDÔNIMO(S), TÍTULO ORIGINAL DO ROTEIRO, TÍTULO DO ROTEIRO EM INGLÊS, TÍTULO DO ROTEIRO EM ESPANHOL e informação sobre NÚMERO DA VERSÃO OU TRATAMENTO em que o roteiro se encontra.

4. A SEGUNDA PÁGINA do roteiro deve conter uma SINOPSE com máximo de 20 (VINTE) LINHAS.

5. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros FORMATADOS, com divisão por sequências e diálogos desenvolvidos. Todas as páginas do roteiro devem ser NUMERADAS.

6. Não é obrigatório que o roteiro esteja registrado no Escritório de Direitos Autorais (EDA) da Biblioteca Nacional, mas a organização do Laboratório Novas Histórias 2018 recomenda que o registro seja feito para melhor segurança de seus(suas) autores(as).

7. SERÃO INDEFERIDAS inscrições que contenham na capa, ou em qualquer outra página do roteiro, indicação de autoria.

8. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas apenas com o preenchimento da ficha de inscrição sem o envio do arquivo com roteiro em formato PDF.

9. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas após 18 HORAS do dia 15 DE JUNHO DE 2018.

10. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições feitas fora do PORTAL SESCSP.

11. É VETADA a participação de menores de 18 (dezoito) anos de idade.

12. É VETADA a participação de funcionários(as), estagiários(as) e parentes em até segundo grau de funcionários(as) do Sesc São Paulo, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Federações do Comércio, do Senac São Paulo, da Esmeralda Produções, bem como de todos(as) os(as) envolvidos(as) no processo de análise e seleção de roteiros.

13. Serão selecionados 10 (DEZ) ROTEIROS DE LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO, sendo 5 (CINCO) ROTEIROS VOLTADOS PARA O PÚBLICO INFANTIL e 5 (CINCO) ROTEIROS VOLTADOS PARA O PÚBLICO JUVENIL E ADULTO, para participar de um laboratório de roteiros intensivo, que será realizado no Grande Hotel Senac Campos do Jordão, localizado na cidade de Campos do Jordão/SP, de 02 A 05 DE OUTUBRO DE 2018, com a participação de consultores(as) de roteiro dos mercados brasileiro e internacional.

14. No dia 01 DE OUTUBRO DE 2018 o Laboratório Novas Histórias 2018 terá sua abertura oficial realizada no CineSesc, localizado na cidade de São Paulo, na Rua Augusta, 2075, bairro de Cerqueira César. O evento de abertura integra a programação do Laboratório Novas Histórias 2018, sendo OBRIGATÓRIO para todos(as) os(as) roteiristas selecionados(as).

15. Serão aceitas apenas inscrições de roteiros para filmes de LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO.

16. SERÃO INDEFERIDAS as inscrições de argumentos, roteiros para curtas-metragens, roteiros para médias-metragens, roteiros para documentários, roteiros para filmes publicitários ou filmes institucionais de qualquer natureza.

17. Poderão participar do Laboratório Novas Histórias 2018 apenas ROTEIRISTAS ESTREANTES ou NÃO ESTREANTES COM ATÉ 1 (UM) LONGA-METRAGEM produzido na função de roteirista e/ou diretor(a).

18. Serão aceitas apenas inscrições de ROTEIRISTAS MAIORES DE 18 (DEZOITO) ANOS DE IDADE, que sejam BRASILEIROS(AS) NATOS(AS) OU NATURALIZADOS(AS) ou ainda ESTRANGEIROS(AS) RESIDENTES NO BRASIL HÁ PELO MENOS 2 (DOIS) ANOS e que possam se expressar com fluência no idioma português.

19. Serão aceitas apenas inscrições de ROTEIROS ESCRITOS EM PORTUGUÊS. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de roteiros em outros idiomas.

20. Os roteiros adaptados devem apresentar AUTORIZAÇÃO PARA A ADAPTAÇÃO por parte dos(as) detentores(as) dos direitos sobre as obras originais. A NÃO APRESENTAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO IMPLICARÁ NO INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO. A autorização deverá ser enviada apenas após solicitação da organização do Laboratório Novas Histórias 2018.

21. No dia 18 DE JUNHO DE 2018 será publicada em sescsp.org.br/labnovashistorias a lista com todos os roteiros inscritos e habilitados, com títulos e pseudônimos, especificando quais inscrições foram feitas com roteiros voltados para os públicos juvenil e adulto e quais foram feitas com roteiros voltados para o público infantil.

22. O RESULTADO FINAL, com a lista dos 10 (dez) roteiros selecionados, será divulgado através da imprensa e no PORTAL SESCSP, disponível em sescsp.org.br/labnovashistorias, no dia 03 DE AGOSTO DE 2018. Os(As) roteiristas selecionados(as) serão contatados(as) diretamente pela organização do Laboratório Novas Histórias 2018.

23. Também no dia 03 DE AGOSTO DE 2018 serão divulgados os nomes dos(as) consultores(as) de roteiro dos mercados brasileiro e internacional que oferecerão consultorias especializadas aos roteiristas selecionados(as).

24. Somente poderão participar do Laboratório Novas Histórias 2018 como representantes dos roteiros selecionados OS(AS) ROTEIRISTAS INDICADOS(AS) COMO AUTORES(AS) NA FICHA DE INSCRIÇÃO.

25. Serão aceitas inscrições de roteiros INSCRITOS E NÃO SELECIONADOS em edições anteriores do Laboratório Novas Histórias.

26. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de roteiros SELECIONADOS em edições anteriores do Laboratório Novas Histórias.

27. SERÃO INDEFERIDAS inscrições de roteiristas SELECIONADOS(AS), individualmente ou em autoria coletiva, nas 2 (duas) edições anteriores do Laboratório Novas Histórias, ou seja, nas edições de 2016 e 2017, ainda que a inscrição seja feita com roteiro diferente.

28. NÃO HÁ LIMITE DE INSCRIÇÕES DE ROTEIROS POR ROTEIRISTA, mas um(a) roteirista somente poderá participar do Laboratório Novas Histórias 2018, caso seja selecionado(a), com apenas um roteiro.

29. Os roteiros serão lidos e avaliados por uma COMISSÃO DE SELEÇÃO, cujos(as) participantes serão escolhidos (as) pela organização do Laboratório Novas Histórias 2018. AS DECISÕES DA COMISSÃO DE SELEÇÃO SERÃO SOBERANAS E IRREVOGÁVEIS.

30. A organização do Laboratório Novas Histórias 2018 reserva-se o direito de selecionar mais de 5 (cinco) roteiros de longa-metragem de ficção voltados para os públicos juvenil e adulto caso não se atinja o número de 5 (cinco) roteiros de longa-metragem de ficção voltados para o público infantil, conforme deliberação da COMISSÃO DE SELEÇÃO.

31. Para a participação no Laboratório Novas Histórias 2018, OS CUSTOS DE TRANSPORTE PARA A CIDADE DE SÃO PAULO DOS ROTEIRISTAS SELECIONADOS QUE TENHAM RESIDÊNCIA FORA DA CIDADE DE SÃO PAULO DEVERÃO SER COBERTOS PELOS PRÓPRIOS ROTEIRISTAS. Os custos de hospedagem e alimentação dos roteiristas selecionados durante os dias de realização do Laboratório Novas Histórias 2018 em Campos do Jordão, de 02 A 05 DE OUTUBRO DE 2018, assim como os custos de transporte entre as cidades de São Paulo e Campos do Jordão serão cobertos pela organização do Laboratório Novas Histórias 2018.

32. Como CONTRAPARTIDA pela participação no Laboratório Novas Histórias 2018, os(as) roteiristas selecionados(as) se comprometem a inserir nos créditos finais do filme feito a partir de seus roteiros uma cartela exclusiva, entre a parte relativa ao elenco e a parte relativa à equipe técnica, em todas as suas cópias, contendo os seguintes dizeres:

O ROTEIRO DESTE FILME PARTICIPOU DO
8º. LABORATÓRIO NOVAS HISTÓRIAS – 2018
PROGRAMA SESC SP/SENAC SÃO PAULO DE DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS

33. Ao preencher e assinar a ficha de inscrição, os(as) roteiristas concordam com as datas de realização mencionadas nas CLÁUSULAS 13 e 14 deste regulamento e se comprometem a estar presentes DURANTE O TEMPO INTEGRAL DE REALIZAÇÃO do Laboratório Novas Histórias 2018, ou seja, do início do evento de abertura oficial do dia 01 DE OUTUBRO DE 2018 ao término do Laboratório Novas Histórias 2018, no dia 05 DE OUTUBRO DE 2018. ESTA CLÁUSULA E A CONTRAPARTIDA CONTIDA NA CLÁUSULA ANTERIOR SERÃO OBJETO DE UM CONTRATO A SER ESTABELECIDO ENTRE A ORGANIZAÇÃO E OS ROTEIRISTAS SELECIONADOS PREVIAMENTE À REALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO..

34. Os casos omissos serão soberanamente decididos pela organização.

35. Informações e esclarecimentos adicionais podem ser obtidos pelo e-mail labnovashistorias@gmail.com.